Graças a ela tenho evitado servir
de “bode expiatório” para gestores que pela teimosia insistem em continuar no
erro de gestão, seja em ambientes corporativos, seja em ambientes públicos,
especialmente na Gestão de Sistemas Público de Saúde - SUS.
Mas afinal, diriam alguns: Contratar um Consultor?
Para que? Eu sei o que é necessário fazer! Não preciso de nenhum estranho para
ficar dando palpites na “minha” Secretaria, aliás por aqui o Sistema de Saúde
vai muito bem!
Se você se inclui
entre as pessoas que pensam dessa forma, atenção! Na próxima reunião em que o Prefeito apresentar o resultado da pesquisa
que mostra o desempenho das Secretarias na visão e opinião da população você
poderá se surpreender (e ser surpreendido), com o que “pensa” a comunidade
sobre esta sua tão propalada
“competência” e o que é pior, ver sua credibilidade ir para o “espaço”
no ambiente interno do governo, por ser a Secretaria com o “menor” índice de
avaliação, claro que temos inúmeros exemplos de gestores bem sucedidos e
que fogem a esta regra.
Se você é um
Secretario de Saúde, no âmbito Municipal, precisa compreender e entender pelo
menos duas questão críticas para o seu sucesso. Primeiro: A área da “saúde” é a mais politizada” e complexa de todas as políticas
públicas” e segundo: Lidar com Sistemas de Saúde é o mesmo (nada fácil) que
lidar com sensações relacionadas a
“direitos” e “deveres”. Portanto, é critico para o seu sucessos lembrar que não importa muito o que você
acredita estar fazendo como Secretário de Saúde, o que de fato importa é o que as pessoas (os usuários – a população)
“sentem” e percebem estar RECEBENDO como Serviços!
Portanto este não é
um Desafio que se possa alcançar sozinho, solitariamente!
Dias atrás li um
artigo de um renomado Consultor Organizacional que fazia uma constatação: Todas
as grandes empresas de sucesso, contam com Consultorias no assessoramento de
seus Programas e Ações, contratadas a peso de ouro e mantidas no “budget” com
regularidade.
Os “ceos” destas
organizações não são suficientementes competentes para tocar os negócios da
empresa? Claro que a reposta para esta situação é sempre a mesma: Penso que, a
atuação do Consultor como uma pessoa isenta e “não envolvida com os detalhes do
negócio e os “vícios” do ambiente, pode gerar soluções e “orientações” que se
transformam em programas e ações bem sucedidas.
O fato é que nenhum
de nós é dono da verdade, nem mesmo você que se considera um “Super Secretário
de Saúde”. Sabe tudo de Portarias, Leis, Regulação, mas sabe muito pouco de
“relacionamentos”. Portanto, vale muito mais a pena ter disponível um Consultor
que junto com você, indique novas soluções (inovações) e, que lhe ajude a
descobrir “atalhos” importantes que possam contribuir para Agregar Valor
Institucional ao Sistema Municipal de Saúde e garantir a credibilidade técnica
e política de sua Gestão como Secretário.
No âmbito do SUS,
tenho provocado frequentemente os Gestores Municipais, fazendo pelo menos uma pergunta:
No seu Município, o que funciona é o SUS ou ainda é o INAMPS? – E esta não é
uma pergunta de retórica!
Na maioria das
vezes, quando o Gestor é daqueles de “bom senso” e que se dispõe a refletir com
franqueza sobre o assunto, constatamos eu e ele, que o Sistema de Saúde que ele
imaginava ser muito bom, não passa na verdade do modelo do antigo INAMPS
funcionando para favorecer os que atendem,
ao invés de favorecer os que vão ser
atendidos. Fichas e senhas sempre presentes na rede!
Objetivamente, esta
é a grande mudança que os Gestores Municipais tem encontrado dificuldades para
implementar, sair de um modelo focado na Estrutura e nos Profissionais (como
era no INAMPS) para um modelo organizado com nos USUÁRIOS.
· Como quebrar o paradigma interno que resiste as
mudanças necessárias, para não perder as “comodidades” ?
· Como mediar os mais variados “saberes” que se
conjugam (e as vezes) se conflitam no âmbito de qualquer sistema de Saúde?
Todas as mudanças
que vem sendo implantadas pelo atual Ministro da Saúde, e diga-se de passagem
de forma acelerada e direcionadas para o facilitar o processo de
profissionalização da gestão do SUS, estão exigindo mudanças de comportamento e
conduta dos gestores Municipais, sob pena de serem flagrados não apenas por
todo o processo de normatização em fase de implantação, mas especialmente
flagrados pela insatisfação dos usuários em relação a qualidade dos serviços
que lhe são oferecidos no âmbito do SUS local.
Claro que, neste
cenário, contratar uma consultoria não é garantia de bons resultados.
Consultoria, especialmente na área da saúde, não é e não será um trabalho que
tenha o poder da mágica com soluções para tudo. O papel da empresa de
consultoria e dos consultores consiste
em orientar, mostrar alternativas e especialmente visualizar novas maneiras de
gerir o SUS no âmbito local. Um dos grandes desafios que se põe para os
Gestores Municipais não é ser os “melhores” em organização da rede, mapas,
territórios, regras de acesso, etc. O que se espera deles é uma mudança de
atitude focada no USUÁRIO e disposição para fazer no SUS o que nunca foi feito antes!
Mais uma vez, é
nessa hora que a Consultoria certamente poderá ter um papel importante,
oferecendo ao Gestor o suporte e apoio necessário para mediar os conflitos,
organizar o processo de mudança e estabelecendo condições para que o Sistema
Municipal de Saúde tenha valor político agregado e se transforme na “menina dos
olhos” do Administração Municipal e especialmente dos Usuários.
Assim, a Consultoria
deverá ter não só a “expertise” necessária quanto ao processo de “organização
da rede assistência” mas especialmente ter experiência no desenvolvimento de
ações de marketing institucional fazendo
com que o SUS efetivamente prevaleça sobre as práticas do antigo INAMPS que
tanto desgaste tem produzido para usuários e gestores.
Norival R Silva
Consultor Sênior – Gestão Saúde
(47) 9117 9900
Skype: noryvalsylva
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