sábado, 25 de janeiro de 2020

Atenção Senhor Secretário - SERVIDORES CLASSE "A"


A principal prioridade de um Gestor de um Sistema de Saúde, especialmente no Público, é estar cercado das pessoas certas e se ver livre das erradas.  Assim dizia Jim Collins, considerado um dos maiores consultores de gestão dos últimos tempos.

É importante lembrar, que não existe e nunca vai existir uma Secretaria de Saúde com um quadro de recursos humanos classe B, C, D, E. Se o Gestor do Fundo de Saúde que cuida das finanças é da classe B, o desempenho financeiro da Secretaria será do tipo B! Se o Gestor da Rede De Unidades de Saúde é do tipo C, a qualidade do atendimento da rede será do tipo C. Isto serve para todos as atividades  incluídas em um Sistema Único de Saúde: Atendimento, Regulação, Logística, Tecnologia, Informação, Rede Assistencial. Você pode estar certo que cada um dos seus Diretores, Gerentes, Coordenadores, irão “entregar” o trabalho com a qualidade exatamente igual à sua capacidade.

E o que fazem os gestores das melhores empresas, principalmente as da área de serviços, como é o caso das Secretarias de Saúde. Só mantém no quadro colaboradores que tem o perfil CLASSE A. O zelador tem que ser CLASSE A, o Agente Comunitário tem que ser CLASSE A, a Recepcionista tem que ser CLASSE A, o Técnico de Enfermagem tem que ser CLASSE A e a Enfermeira e o Médico também   tem que ser CLASSE A.

Mas então, o que é um colaborador CLASSE A? É aquele que entrega o resultado esperado dele e tem o comportamento e a atitude desejados pelos Usuários do Sistema de Saúde e não pelo que ele ou o sistema acredita que seja o comportamento adequado.

Na área da Saúde, especialmente no Sistema Público de Saúde, uma equipe (do ESF por exemplo) sempre cumpre o que promete: abre a porta da unidade pelo menos 1 minuto antes do prometido! Não obriga o Usuário a sentar numa cadeira de plástico que costuma quebrar e expor o usuário; Não adota procedimentos restritivos de atendimento – número de fichas ou senhas, por exemplo, resumindo o atendimento ao horário matutino, seguindo a herança do INAMPS, fazendo os usuários voltarem para casa sem resposta; Trata o Usuário pelo nome ao invés de indicar chamadas por “patologias”. Numa Equipe Classe A, todos são atendidos, ninguém volta pra casa sem uma resposta à expectativa que tinha quando foi buscar o serviço.

É muito importante lembrar que a Excelência não é um feito! Ela será sempre o efeito do treinamento, da “prática” das jogadas. Um jogador de basquete não acerta 5 em cada 10 arremessos!. Para chegar neste resultado, ele treina todos os dias pelo menos 500 arremessos. Assim também é em um Sistema de Saúde, a base da excelência e qualidade deveria estar alicerçada em um Plano de Treinamento elaborado pelo Gestor. E você, já preparou o Plano de Treinamento para seus servidores? Não aqueles treinamentos convencionais que se repetem todos os anos e não gerem nenhum novo resultado. Mas conteúdos atuais e que fazem parte efetivamente do dia a dia de um profissional ou servidor da saúde.

Norival Silva

Consultor de Governança e Marketing da Saúde.

Norival Silva – Pedagogo e Palestrante na área do Desenvolvimento Humano e Organizacional, com especialização em Atendimento na área da Saúde. Mais de 2000 treinamentos realizados em todo o Brasil. Programação objetiva do dia a dia de uma Unidade de Atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICAÇÕES MINISTERIO DA SAUDE

  Portaria MS-GM nº 67, de 26/01/23 DOU de 30/01/23 p.92 – seção 1 – nº 21 – Altera a Portaria GM/MS Nº 4.282, de 12 de dezembro de 2022, q...