A principal prioridade de um Gestor de um Sistema de
Saúde, especialmente no Público, é estar cercado das pessoas certas e se ver
livre das erradas. Assim dizia Jim
Collins, considerado um dos maiores consultores de gestão dos últimos tempos.
É importante lembrar, que não existe e nunca vai
existir uma Secretaria de Saúde com um quadro de recursos humanos classe B, C,
D, E. Se o Gestor do Fundo de Saúde que cuida das finanças é da classe B, o
desempenho financeiro da Secretaria será do tipo B! Se o Gestor da Rede De
Unidades de Saúde é do tipo C, a qualidade do atendimento da rede será do tipo
C. Isto serve para todos as atividades
incluídas em um Sistema Único de Saúde: Atendimento, Regulação, Logística,
Tecnologia, Informação, Rede Assistencial. Você pode estar certo que cada um
dos seus Diretores, Gerentes, Coordenadores, irão “entregar” o trabalho com a
qualidade exatamente igual à sua capacidade.
E o que fazem os gestores das melhores empresas,
principalmente as da área de serviços, como é o caso das Secretarias de Saúde.
Só mantém no quadro colaboradores que tem o perfil CLASSE A. O zelador tem que
ser CLASSE A, o Agente Comunitário tem que ser CLASSE A, a Recepcionista tem
que ser CLASSE A, o Técnico de Enfermagem tem que ser CLASSE A e a Enfermeira e
o Médico também tem que ser CLASSE A.
Mas então, o que é um colaborador CLASSE A? É aquele
que entrega o resultado esperado dele e tem o comportamento e a atitude
desejados pelos Usuários do Sistema de Saúde e não pelo que ele ou o sistema
acredita que seja o comportamento adequado.
Na área da Saúde, especialmente no Sistema Público
de Saúde, uma equipe (do ESF por exemplo) sempre cumpre o que promete: abre a
porta da unidade pelo menos 1 minuto antes do prometido! Não obriga o Usuário a
sentar numa cadeira de plástico que costuma quebrar e expor o usuário; Não
adota procedimentos restritivos de atendimento – número de fichas ou senhas,
por exemplo, resumindo o atendimento ao horário matutino, seguindo a herança do
INAMPS, fazendo os usuários voltarem para casa sem resposta; Trata o Usuário
pelo nome ao invés de indicar chamadas por “patologias”. Numa Equipe Classe A,
todos são atendidos, ninguém volta pra casa sem uma resposta à expectativa que
tinha quando foi buscar o serviço.
É muito importante lembrar que a Excelência não é um
feito! Ela será sempre o efeito do treinamento, da “prática” das jogadas. Um
jogador de basquete não acerta 5 em cada 10 arremessos!. Para chegar neste
resultado, ele treina todos os dias pelo menos 500 arremessos. Assim também é em
um Sistema de Saúde, a base da excelência e qualidade deveria estar alicerçada
em um Plano de Treinamento elaborado pelo Gestor. E você, já preparou o Plano
de Treinamento para seus servidores? Não aqueles treinamentos convencionais que
se repetem todos os anos e não gerem nenhum novo resultado. Mas conteúdos atuais
e que fazem parte efetivamente do dia a dia de um profissional ou servidor da
saúde.
Norival Silva
Consultor de Governança e Marketing da Saúde.
Norival Silva – Pedagogo e
Palestrante na área do Desenvolvimento Humano e Organizacional, com especialização
em Atendimento na área da Saúde. Mais de 2000 treinamentos realizados em todo o
Brasil. Programação objetiva do dia a dia de uma Unidade de Atendimento.
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